Geografia

A geografia de Leiria é marcada pelas praias extensas e serras de paisagens espectaculares. Entre os lugares que não devem faltar num percurso à natureza da região estão o Vale do Lapedo e a Senhora do Monte, as "pérolas" leiriences.

A FLORA 
As manchas florestais existentes na região são compostas principalmente por carvalhos, azinheiras, sobreiros e pinheiros. Existem inúmeras espécies de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais na região.

VESTÍGIOS PRÉ-HISTÓRICOS 
No amplo Vale do Poio Novo (na Redinha) foram encontrados vestígios pré-históricos que atestam a presença humana em tempos remotos e a importância do local. O Algar da Pena, local de grande dimensão e interesse, é outro local onde foram encontrados vestígios pré-históricos. No Bairro estão identificadas pegadas de Dinoussauro. O P.N.S.A.C. é importante no registo destes vestígios e estudos palentológicos.

PAISAGENS
Nas serras, e em especial em Cela - Alcobaça, os campos fascinam pelo rendilhado das propriedades, cujos muros de pedrão são uma verdadeira riqueza panorâmica.Devido à grande permeabilidade dos solos, a erosão da água criou algares e grutas profundas. A destacar pela sua beleza de recortes no calcário estão as grutas de Santo António, Mira de Aire, da Moeda e de Alvados. As estalagmites e estalagtites que aqui surgem revelam a antiguidade das grutas.
No litoral, o mar é o senhor das paisagens. O passeio à beira-mar é muito agradável, em especial, na praia do Osso da Baleia. É possível também partir à descoberta da Mata do Urso. Na Praia do Pedrógão o que mais desperta a atenção é a extensão das dunas. Uma visita às praias não deve deixar de incluir uma ida à Praia de Vieira de Leiria e ao Pinhal de Leiria, também conhecido como "Pinhal do Rei", o centenário pinhal de Leiria é um dos ex-libris da cidade. Foi mandado plantar pelo rei D. Afonso III, ainda no século XII, esta mata conheceu enorme expansão com o lavrador D. Dinis.

PARQUE NATURAL DAS SERRAS DE AIRE E CANDEEIRO
No Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros estão integradas partes dos concelhos de Alcobaça, Porto de Mós e Ourém e também uma área do concelho da Batalha. A paisagem é dominada pelo calcário, o que lhe imprime invulgar beleza.
Mas os muros de pedra que surgem em Chão de Pias, Vale de Andorinha ou Planalto de Santo António criam um rendilhado único. A pedra retirada da terra resultou nestes muros de divisão de propriedade. De referir também as formações espantosas de Telhados Grandes. O polje de Mira de Aire, as dolinas do Planalto de Fátima e as lagoas de Arrimal, constituem por si só pormenores da pureza natural desta região.

DESPORTOS NÁUTICOS
É possível a prática de desportos náuticos nas prais de São Pedro de Moel, Nazaré, ou na concha de S. Martinho do Porto. Na vastíssima Praia do Salgado, junto da Serra da Pescaria imperam a prática da asa Delta e do Parapente.

A geografia de Leiria é marcada pelas praias extensas e serras de paisagens espectaculares. Entre os lugares que não devem faltar num percurso à natureza da região estão o Vale do Lapedo e a Senhora do Monte, as "pérolas" leiriences.

0 commentários

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos requeridos estão marcados.

CAPTCHA
ATENÇÃO: O código CAPTCHA é sensível a maiúsculas e minúsculas. Digite exatamente como aparece na imagem.