7ª Edição do Festival da Cherovia
A organização, a cargo da câmara municipal da Covilhã, das associações “Banda da Covilhã” e “Desertuna” , decidiu apostar naquela zona da cidade não só pelas suas características mas também pela presença de elementos históricos e patrimoniais que lhe conferem uma outra dimensão. Um percurso histórico, que ao mesmo tempo será completo com animação de rua, exposições, concertos, colóquios, artesanato e concursos.
Para além da alteração do espaço onde decorre, outras novidades marcam a 7ª edição do “Festival da Cherovia”, como a caminhada entre a Covilhã e o Ferro, à maior plantação de cherovias do concelho, a parceria com os estudantes da UBI, como potenciais embaixadores do festival, o envolvimento da comunidade local, moradores e comércio e a parceria com os lares e APPACDM da Covilhã.
Relativamente ao programa cultural, a câmara municipal da Covilhã está em contacto com diversas associações nas áreas da cultura, de turismo e gastronomia para marcarem presença no certame. O Festival da Cherovia decorre de 2 a 5 de outubro. A entrada é gratuita.
FONTE: Rádio Cova da Beira
7ª Edição do Festival da Cherovia vai decorrer no primeiro fim de semana de Outubro no núcleo histórico da Covilhã, na zona de Santa Maria.
Para quem não sabe, a Cherovia ou Chirívia ou ainda Pastinaca é uma raíz que se usa como hortaliça. É parente da cenoura, embora de cor mais pálida e com sabor bastante mais intenso que o da cenoura. Em Portugal, é uma planta muito cultivada na Serra da Estrela.